Conheça o Ateliê-Escola

O Ateliê-Escola é uma iniciativa do Instituto Eurofarma.

Trata-se de uma ação educativa realizada em escolas públicas para estudantes do Ensino Fundamental, preferencialmente para alunos entre 6 e 11 anos de idade (2º ao 5º ano). As atividades estão divididas por ateliês, que são realizados de acordo com as agendas estabelecidas com as escolas. Cada ateliê é dirigido a áreas específicas e, dessa maneira, pode contribuir com os objetivos de aprendizado de cada uma delas. Os estudantes e professores participantes também recebem materiais didáticos concebidos para auxiliarem no desenvolvimento dos temas, principalmente por meio da produção escrita e pesquisa.

Os ateliês realizados são:

Ateliê Era Uma Vez…

Contação de histórias em sala de aula.

Área relacionada: Língua Portuguesa

Como acontece?

As contadoras visitam a sala de aula (ou sala de leitura) para contar histórias. O tipo de contação escolhido é a contação colaborativa, proposta por Kiara Terra. Ao longo de toda a história, as contadoras solicitam de maneira criativa a participação das crianças, que dão nome aos personagens, definem suas características, etc. Ao longo do semestre, cada sala de aula participa de 3 contações diferentes, cada ateliê dura de 50 a 60 minutos.

Canto em Grupo

Formação de coros infantis.

Área relacionada: Música

Como acontece?

As turmas participantes do Canto em Grupo recebem, uma vez por semana, a visita de um músico profissional que conduz as atividades planejadas. O objetivo do Ateliê é iniciar as crianças no mundo da música por meio da formação de coros infantis. Cada ateliê dura 60 minutos.

Ateliê Digital

Áreas relacionadas: Língua Portuguesa e Estudos Sociais

Como acontece?

As turmas participantes do Ateliê Digital recebem, semanalmente, a visita de um educador que conduz as atividades. O objetivo geral do ateliê é ensinar os estudantes a usar a Internet como meio para pesquisa e como lugar de divulgação de suas produções (textos, blogs, pesquisas, etc). Os projetos desenvolvidos são elaborados em consenso com a equipe do Ateliê Digital e os professores das turmas.

Os jovens aprendem a construir blogs, captar imagens de vídeo, fazer upload de imagens e textos e usar a internet como fonte de pesquisa e de divulgação para ações com funções sociais importantes.

As atividades do Ateliê acontecem nos laboratórios de informática e em outros espaços propícios ao desenvolvimento dos projetos definidos. Cada Ateliê dura 60 minutos.

Som & Movimento

Áreas relacionadas: Educação Física e Estudos Sociais

Como acontece?

As turmas participantes do Ateliê Som & Movimento recebem, semanalmente, a visita de um arte-educador profissional que conduz as atividades. As atividades são realizadas na quadra ou em qualquer outro espaço apropriado para a realização de atividades corporais.

No Ateliê, são trabalhados jogos cooperativos, danças populares, brincadeiras de quadra, etc. Cada ateliê dura 60 minutos.

Artes, Jogos e Brincadeiras

Brincadeiras daqui e de lá

Áreas relacionadas: Artes, Estudos Sociais, Matemática e Língua Portuguesa

Como acontece?

O Ateliê Artes, Jogos e Brincadeiras: Brincadeiras daqui e de lá conta com quatro temas para conduzir as crianças no aprendizado sobre brincadeiras populares e elementos da cultura e da arte de povos das Américas, da África e Ásia.

Os temas são: os indígenas do Brasil e a cultura popular do Brasil, a África, o Japão, o México e as civilizações pré-colombianas.

No desenvolvimento das atividades os estudantes aprenderão a localização geográfica desses grupos ou países, as características de sua população, brincadeiras, tradições, etc.

As etapas acontecem da seguinte maneira: nos dois primeiros encontros, os arte-educadores visitam a sala de aula e trabalham com as crianças sobre o país-tema. No último encontro, uma sessão de cinema, ou um evento especial, acontece para fechar a etapa. Todos os equipamentos são providenciados pelo Instituto Eurofarma. Cada etapa dura 3 encontros com cerca de 60 minutos, que são realizados numa única semana (segunda, quarta e sexta).

Sobre marciolozano

Lider de Projeto, Produtor Cultural, Batuqueiro.

Publicado em agosto 24, 2011, em Artes plásticas, Ateliê Canto em Grupo, Ateliê Digital, Ateliê Era Uma Vez..., Ateliê Som e Movimento, Ateliê-Escola e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: