Era Uma Vez nas escolas
O Matéria-Prima realiza, anualmente, encontros para formação de professores da rede municipal com o propósito de expandir o trabalho do MP para a cidade de Itapevi.
De 19 a 28 de setembro aconteceu o percurso de contação de histórias, ação que levou contos infantis para as salas de aula de seis escolas municipais de Itapevi: Cemeb Dourina de Gouvêa Nowill, Cemeb Antonio Frederico Castro Alves, Cemeb Santa Paula Elisabete Cerioli, Cemeb Cora Coralina, Cemeb Jardim Vitápolis e Cemeb Chácara Santa Cecília.
Professores e alunos participaram ativamente da contação de histórias, interagindo, dando nomes aos personagens, objetos e lugares, tornando a contação ainda mais envolvente. Esta ação é considerada pela Secretaria Municipal de Educação como uma atividade de formação in situ dos professores da rede municipal de Itapevi.
Os professores participantes receberão certificado da SME pela participação.
DEPOIMENTOS –
“Toda a nossa equipe ficou maravilhada com a riqueza da contação de histórias. A Kiara é realmente uma profissional que sabe encantar não só as crianças, mas também pais e avós. Nós temos o Projeto Leitura que para ser completo deve conter a contação de histórias. E o que me chamou mais atenção foi o fato da Kiara desenvolver um trabalho tão rico e completo com objetos e materiais tão simples. Às vezes utilizamos o fato da falta de local e materiais adequados como desculpas para não realizarmos algumas atividades na escola. E com a vinda da Kiara, essa barreira foi rompida. Gostaríamos muito de poder contar com experiências tão ricas, quanto a contação de histórias. A nossa equipe agradece a oportunidade e parabenizamos a Eurofarma pela iniciativa.”
Maria do Carmo F. Bueno, Professora Coordenadora pedagógica
Cemeb Antonio Frederico Castro Alves
“O Cemeb Dourina de Gouvêa Nowill teve o privilégio de receber em nossa escola a contadora de histórias Kiara Terra, que, com materiais improvisados, durante a contação construiu cenários com os quais as crianças poderiam usar a imaginação para vivenciar a história. Os alunos foram contemplados com duas histórias: “O rei que ficou cego”, extraída do livro de Ricardo Azevedo, e “A tartaruga que queria voar”, do livro da autora Lygia Fagundes Telles. O que nos impressionou foram os recursos utilizados para a contação das histórias que, aparentemente, não serviam para mais nada e de repente, num ato improvisado, ganhavam vida deixando as crianças entusiasmadas e atraídas pela história. Outro fator observado foi a didática utilizada para que os alunos participassem da história interagindo e dando nomes aos personagens, objetos e lugares, tornando a situação ainda mais envolvente. As crianças ficaram maravilhadas com a forma com que a contadora os convidava a construírem juntos a história, dando oportunidade para elas serem co-autoras desse processo de construção da imaginação. Tal fato proporcionou às crianças momentos de total envolvimento e concentração, fazendo valer a pena cada segundo dessa experiência. Gostaríamos de agradecer a oportunidade que tivemos de participar desse projeto que tornou esse dia único para nós e para nossas crianças.”
Obrigado.
Equipe gestora Elaine Ferreira de Castro e Patrícia Dantas de Sá.
Professores: Adriana Paula, Adriana Pereira, Cleonice, Clóvis, Josilene, Martha, Jaqueline, Roseli, Nero, Viviane Erika, Fabiana, Nely e Vanusa.
Alunos desta unidade escolar.
Cemeb Dourina de Gouvêa Nowill
Publicado em outubro 10, 2011, em Matéria-Prima Itapevi e marcado como contação de história, escolas, formação de professores, Itapevi, Kiara Terra, Matéria-Prima Itapevi, Secretaria Municipal de Educação. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.
Deixe um comentário
Comentários 1