Projetos para o Ateliê-Escola

Ateliê Som e Movimento

As atividades de 2012 do Ateliê-Escola tiveram início no dia 5 de março e os planos para os ateliês prometem! Vejam o que foi preparado para cada um deles:

Ateliê Canto em Grupo

Os alunos das 16 turmas em que o Ateliê acontece aprenderão sobre os grandes nomes da música brasileira (autores e ritmos). No segundo semestre os grupos se apresentarão em suas respectivas escolas para pais, professores e alunos.

Ateliê Som e Movimento

Para ampliar o repertório de movimentos corporais dos alunos, cada turma se aprofundará no estudo de um folguedo popular. Percorrerão todas as etapas de elaboração para sua apresentação, que acontecerá no segundo semestre. O programa visa incentivar a formação de núcleos de brincadeiras populares nas escolas.

Ateliê Digital

Como parte da proposta de apresentar ferramentas para que as crianças assumam o papel de geradoras – e não apenas consumidoras – de conteúdo no meio digital, o Ateliê promoverá a criação de um acervo de histórias de vida registradas em vídeo. Selecionadas e narradas pelas próprias crianças, as histórias serão disponibilizadas em um endereço eletrônico compondo uma biblioteca virtual.

Ateliê Artes, Jogos e Brincadeiras

Ateliê Era uma Vez…

As atividades serão focadas na compreensão e exercício dos recursos envolvidos na contação de histórias. Ao final do percurso as crianças redigirão suas próprias narrativas que serão organizadas em uma coletânea impressa.

Ateliê Artes, Jogos e Brincadeiras

Aproveitando a inspiração trazida pelo mês em que se celebra o Dia do Índio, o Ateliê promoverá um mergulho na cultura indígena com o estudo dos grafismos utilizados pelas diferentes etnias. O processo culminará na confecção de grandes esculturas no formato de cabaças de papel machê adornadas com grafismos. As esculturas serão expostas nas próprias escolas.

Um segundo percurso se orientará no aprendizado acerca do uso da cerâmica em diferentes civilizações antigas (como a greco-romana e as indígenas da América do Sul), culminando na pintura de pratos de gesso com releituras dos elementos estéticos encontrados nessas civilizações. Os pratos serão instalados em conjunto nas paredes dos refeitórios das escolas.

Por fim, um terceiro percurso será fundamentado no estudo de produções artísticas de inspiração urbana, utilizando como referência as obras de artistas como Monica Nador e Gustav Klimt.  Os alunos produzirão ilustrações em enormes painéis de Eucatex e tecido utilizando a técnica de estêncil. Estes também serão instalados em suas escolas.

Publicado em março 30, 2012, em Artes plásticas, Ateliê Canto em Grupo, Ateliê Digital, Ateliê Era Uma Vez..., Ateliê Som e Movimento, Ateliê-Escola e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: