Alunos do Itapevi + Verde participam de “Aventura Ambiental” no Ibirapuera

Na semana passada os alunos do Ateliê Itapevi + Verde viveram mais uma experiência (lembram dessa aqui?) muito enriquecedora: participaram do programa Aventura Ambiental promovido pela UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura da Paz) no Parque do Ibirapuera.

As crianças foram acompanhadas por monitores que contaram sobre a flora e fauna do parque apresentando aspectos históricos e culturais.

Elas aprenderam sobre as experiências de Manuel Lopes de Oliveira, mais conhecido como Manequinho Lopes, que iniciou em 1927 o plantio de centenas de eucaliptos australianos com o objetivo de drenar o solo e eliminar o excesso de umidade. Muitas das árvores plantadas por ele ainda se encontram no parque e o Viveiro recebeu o nome Manequinho Lopes em sua homenagem.

Os alunos descobriram também que é possível estimar a idade das árvores e que existem algumas com mais de 3 mil anos. As árvores adultas são morada de vários seres vivos, como insetos, aves e plantas. Logo, quando florestas são derrubadas, muitos morrem ou se ferem. Para cuidar dos animais feridos há um departamento denominado DEPAVE, localizado na própria instalação.

Em seguida, as crianças conheceram a estufa onde as sementes germinam e as plantinhas iniciam seu desenvolvimento. Na horta de plantas medicinais, o monitor explicou que os índios, através da observação e experimentação, iniciaram o uso dessas plantas e de outras frutíferas  para cura de doenças e alimentação. Os alunos puderam sentir o cheiro e o sabor de algumas delas (melissa, hortelã, mil folhas, alecrim, alfazema, lavanda, etc).

Saindo da área do Viveiro Manequinho Lopes e entrando no Parque, as crianças foram apresentadas ainda a outras árvores.

Encerraram a aventura em grande estilo: lanchando aconchegados sobre as raízes e à sombra da copa de um maravilhoso ceboleiro.

Publicado em abril 16, 2012, em Ateliê Itapevi + Verde, Matéria-Prima Itapevi e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: