Os Olhos da Criança sobre a Terra

O prêmio maior da primeira edição do concurso de fotografia “Children’s Eyes on Earth International Youth Photography Contest” (Concurso Internacional de Fotografia e da Juventude 2012 “Os Olhos da Criança sobre a Terra”) não foram os computadores, câmeras fotográficas ou viagens distribuídas aos primeiros colocados, mas sim a possibilidade de compartilhar a experiência e promover a sensibilização das pessoas sobre questões ambientais.

As crianças do Ateliê Cultura Digital fizeram uma roda de discussão nesta terça-feira (23/10) no Matéria-Prima São Paulo. Moderados por Lucca Cardoso e com a presença de Renata Vuolo, as crianças analisaram as imagens ganhadoras e falaram sobre suas impressões. No fim do encontro, aceitaram a proposta de trazerem de casa fotos feitas por elas sobre os mesmos temas.

Veja alguns trechos desse bate-papo:

Foto: Scott Hamilton, da Grã-Bretanha

“Os animais sofrem por nossa causa. A gente destrói o lar deles. Fico triste. Se continuar assim, vamos ficar sem eles! Porque estamos destruindo o ar, a casa deles… Queria que as pessoas andassem mais de bicicleta e que não destruíssem florestas para construírem tantas casas.”

Bruno Rocha de Oliveira – 10 anos

“Devemos amar mais, como na foto [aponta para os macacos se abraçando]. Muita gente maltrata os animais e a natureza. Os animais sofrem. Ninguém ia gostar se destruíssem nossa casa, ou se jogassem lixo na gente… Eu fotografaria o cemitério, para pensarmos que é graças à natureza que estamos vivos. Ela é nossa vida! Dependemos da água… Devemos dar mais valor a ela. Fotografaria, também, o por do sol, porque ele que traz a alegria. Lembra coisas boas. Com o calor, nós nos divertimos! Ele representa a esperança. Tenho esperança de que as pessoas percebam que suas atitudes ruins vão refletir em nossas vidas.”

Vitória Koralayne – 12 anos

Foto:  Darban Basak, da Índia

“Mostra crianças brincando com os animais. Eu achei bonito. Gostei, porque todos deveriam brincar com os animais e não maltratá-los.”

Giovana Xavier – 10 anos

Foto: Sophie Vela, de 14 anos, enviou da França a imagem “No Vento”

“Também quero tirar fotos para mostrar os papéis e plásticos que as pessoas jogam no chão. Às vezes eu jogo no chão quando não tem lixeira. Gostaria que tivessem mais lixeiras e que as pessoas reciclassem sempre seus lixos.”

Mario Alves – 10 anos

O Concurso Internacional de Fotografia e da Juventude 2012 “Os Olhos da Criança sobre a Terra”, iniciado pela IDEA (Diálogo Internacional para Ação Ambiental), foi criado para destacar o olhar das crianças e adolescentes sobre a relação do homem com a natureza ao redor do mundo. Puderam participar fotógrafos de até 17 anos de idade.

O resultado foi surpreendente! Os trabalhos inscritos (cerca de 4 mil fotos de 90 países) revelaram inacreditável maturidade artística. Confira as fotos ganhadoras aqui.

Publicado em outubro 24, 2012, em Ateliê Cultura Digital, Matéria-Prima SP e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: