Lambe-lambe é novidade no Ateliê Arte para Todos

O pessoal do Ateliê Arte para Todos do Ateliê-Escola fez uma atividade muito diferente e que é a cara de São Paulo! As crianças do ensino fundamental (1º a 5º ano) da EE Amélia Moncon Ramponi confeccionaram pôsteres lambe-lambe e colaram a intervenção no pátio da escola!

Os pôsteres lambe-lambe são feitos de papel (existem vários tipos e formatos) e são colados na parede com o objetivo de passar uma mensagem sobre algum tema específico – seja cultural, político ou social. “É uma linguagem contemporânea, que tem acontecido nas ruas cada vez mais. Eles aprendem a técnica e, ao mesmo tempo, identificam o que acontece nas ruas”, explica o educador Renato Izabela.

A técnica de colagem ficou popular nas ruas de São Paulo, pois serve de complemento aos graffitis, e também virou uma comunicação rápida para divulgar bandas, festivais e espaços culturais. “As crianças aprenderam técnicas de desenho ao longo do semestre – diferentes formatos de linhas até as formas orgânicas e geométricas – para depois aprender mais sobre as cores e aplicar tudo nas folhas”, explica Renato.

Os pôsteres lambe-lambe das crianças do Ateliê Escola são autorretratos, customizados por elas mesmas. Todos os alunos tiraram uma foto, que foi impressa em uma folha A3, e pintaram a figura com giz pastel.  O desenho era livre e a única regra era não cobrir totalmente o rosto. “Esta é uma maneira de se comunicar, de contar algo rapidamente”, afirma o educador.

As intervenções foram coladas com cola líquida, feita de água e cola (uma mistura muito comum usada nas ruas). No final, os rostos ficaram próximos uns dos outros, formando um painel de pôsteres lambe-lambe que misturava as cores vivas do giz com a neutralidade do preto e branco. Arrasaram!

Quer saber mais sobre pôster lambe-lambe? Clique aqui e assista ao primeiro documentário (feito por brasileiros) sobre a cultura latino-americana da intervenção.

Publicado em junho 27, 2014, em Ateliê Arte para Todos, Ateliê-Escola e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: