Novidades para aproveitar a água da chuva no Ateliê-Escola

O percurso deste ano do Viveiro Escola, do Ateliê-Escola, está relacionado com um tema bastante atual: esse período de falta de chuvas, em que estamos nos empenhando para melhorar o uso da água. Os educadores Bruno Helvécio, Pedro Massella e Julio Fernandes irão construir uma minicisterna nos viveiros das escolas. São pequenos reservatórios que armazenam a água da chuva para ser aproveitada depois. Essa é uma maneira de economizar água e também ter uma reserva nos dias em que não estiver chovendo.

Mas essa não é a única novidade do ateliê neste ano! A água armazenada nas minicisternas será usada para irrigar dois ambientes novos no viveiro, um seco e um úmido. O jardim de chuva é o ambiente seco. Ele é plantado em um terreno com o solo permeável e com um pouco de profundidade, para que a terra absorva a água da chuva que fica acumulada. Para ajudar a reter a água na terra, os educadores vão cobrir a superfície com palha. São as crianças que vão escolher as espécies que serão plantadas, além de participar do plantio e dos cuidados para manter o jardim.

O ambiente úmido que os participantes do ateliê também vão ajudar a fazer é a roda de bananeiras. Para criá-la, é preciso cavar um buraco e preenchê-lo com materiais orgânicos, como folhas secas, galhos e restos de poda. Ao redor desse buraco, serão plantadas espécies que gostam de solos úmidos, como a bananeira, o inhame e o gengibre. Dessa forma, a água é absorvida rapidamente pelo material orgânico e reaproveitada pelas plantas.

O mais legal desses ambientes, combinados com a minicisterna, é que eles são autossuficientes. Isso significa que as plantas sobrevivem aproveitando a água da chuva, mas se o tempo estiver seco, elas serão irrigadas com a água armazenada na minicisterna. Os educadores também vão mostrar os cuidados que devem ser tomados com a minicisterna para evitar que ela seja uma casinha para o mosquito da dengue, como tratar a água com cloro e usar uma tela de mosqueteiro. Ficamos bem curiosos para saber como será o resultado final desse percurso!

Anúncios

Publicado em abril 10, 2015, em Ateliê-Escola, Viveiro Escola e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: