Criação de diferentes tipos de texto no Ateliê de Linguagem

Dois grupos do Ateliê de Linguagem, do Matéria-Prima Itapevi, conheceram na prática o trabalho de um jornalista! É que as turmas estão estudando diferentes gêneros de texto: o literário, o jornalístico e o escolar. E os grupos com a garotada de 10 e 11 anos e de 12 e 13 anos produziram suas próprias notícias e entrevistas.

O primeiro grupo, com crianças de 10 e 11 anos, leu diversas notícias e analisou como elas são compostas. Depois chegou o momento de investigar algum acontecimento na cidade que poderia virar notícia. O assunto escolhido foi a reforma das calçadas no centro de Itapevi. A turma pesquisou bastante e ainda entrevistou o vereador Antonio Carlos de Paulo (Toni da Gente) e seu comitê, que visitaram o MP Itapevi para conversar com as crianças. Elas organizaram seus textos em duplas para depois escrever uma única notícia coletivamente.

Já a turma dos jovens de 12 e 13 anos tinha como missão saber mais sobre a história do MP Itapevi por meio de entrevistas com pessoas ligadas ao projeto. Antes de pegar o bloquinho e o gravador, o pessoal leu e assistiu vídeos de entrevistas e montou roteiros de perguntas. Eles conversaram com funcionários e educadores que estão há bastante tempo no MP Itapevi. A garotada não só fez e gravou as entrevistas como também aprendeu a transcrevê-las e transformá-las em um texto final. Tanto a notícia quanto as entrevistas serão expostas em um mural no MP Itapevi!

Os textos que os outros dois grupos estão estudando são diferentes, mas também têm atividades muito bacanas. As crianças mais novas, entre 7 e 9 anos, praticam a leitura com receitas. Elas leem, dão suas opiniões e fazem exercícios para localizar algumas palavras no texto. Teve uma aluna que até copiou algumas receitas para levar para casa! O jeito que a receita é escrita, como uma lista de instruções, é mais simples para os pequenos identificarem as palavras e exercitarem a leitura rápida, já que muitos aprenderam a ler há pouco tempo.

O último grupo é formado por participantes de 9 a 13 anos com um foco maior em praticar a escrita. E os próximos textos que eles vão criar serão verbetes de enciclopédia! É um tipo de texto que as crianças estão familiarizadas, porque consultam para estudar e fazer pesquisas para a escola. A ideia é que a meninada crie seus próprios verbetes sobre animais.

Publicado em setembro 30, 2015, em Ateliê de Linguagem, Matéria-Prima Itapevi e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: