Mosaicos no Ateliê-Escola e em obras famosas no mundo todo

No Ateliê Arte para Todos, do Ateliê-Escola, os participantes criam um grande painel de mosaico para instalar em uma das paredes da escola. Normalmente, a atividade é o primeiro contato de muitas das crianças com esse tipo de arte – e a educadora Fúlvia Marchezi conta que elas ficam encantadas ao quebrar os azulejos e juntar as pecinhas para formar o desenho! Para que todos percebam como a técnica é antiga e usada no mundo todo, Fúlvia mostra vídeos de obras grandiosas com mosaico feitas por três artistas: Antoni Gaudí, Niki de Saint Phalle e Estevão Silva Conceição, mais conhecido como Gaudí Brasileiro.

Neste semestre, os vídeos sobre os artistas serão apresentados depois que o mosaico estiver pronto. A ideia é que os pequenos entendam como a técnica funciona para depois identificar o trabalho que fizeram com as obras dos artistas. Ficou curioso para conhecer essas grandes obras? Confira nos vídeos a seguir.

Parque Güell – Antoni Gaudí

A natureza era uma das inspirações desse arquiteto espanhol. Por isso, muitas das construções de Gaudí são cheias de curvas, cores e texturas diferentes, com muitos detalhes feitos em mosaico. Essas características estão em uma de suas obras mais importantes: o Parque Güell, que fica em Barcelona, na Espanha. É um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, com construções nas mais diversas formas e repletas de mosaicos coloridos.

Jardim do Tarô – Niki de Saint Phalle

O Parque Güell inspirou a artista francesa Niki de Saint Phalle a criar as 22 esculturas que fazem parte do Jardim do Tarô, em Toscana, na Itália. São esculturas gigantes, com cerca de 15 metros de altura, cada uma representando uma carta do tarô. Niki montou pecinha por pecinha dessas esculturas cobertas por mosaicos de cerâmica, vidro e pedras, e não foi um trabalho simples – ela levou 17 anos para terminar!

Casa de Pedra – Estevão Silva Conceição (Gaudí Brasileiro)

Louças, pedaços de cerâmica, pedras, óculos, moedas, bonecos… Esses e muitos outros objetos diferentes formam um grande mosaico nas paredes da Casa de Pedra, em São Paulo. É a casa do jardineiro Estevão Silva Conceição, que ficou conhecido como Gaudí Brasileiro. Ele nunca tinha ouvido falar de Gaudí quando começou a construir sua casa na favela de Paraisópolis. Foi a partir de comentários de turistas que Estevão descobriu as semelhanças com as construções do arquiteto. Ele ficou tão conhecido, que recebeu um convite da Fundação Gaudí para conhecer as obras do artista em Barcelona!

Publicado em setembro 30, 2015, em Ateliê Arte para Todos, Ateliê-Escola e marcado como , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: