A capoeira Angola chega ao Ateliê Som e Movimento – Capoeira

A garotada da EMEFM Professor Linneu Prestes está conhecendo a capoeira Angola no Ateliê Som e Movimento – Capoeira, do Ateliê-Escola. O novo educador do Ateliê, Rodrigo Moreira (conhecido como Carioca), pratica essa modalidade da capoeira há 13 anos, e desde 2008 é membro do Grupo Nzinga de Capoeira Angola.

Carioca explica que a capoeira Angola também é chamada de capoeira mãe, porque ela foi criada antes da capoeira regional, que é a mais conhecida. Uma das principais diferenças é que a capoeira regional é mais acrobática e parecida com as artes marciais. Já na capoeira Angola os movimentos não estão ligados à luta em si, mas à superação de desafios. “A filosofia é como eu posso ir além, buscar minha evolução como pessoa, o autoconhecimento”, diz o educador.

O trabalho em grupo é muito importante na capoeira Angola, e esse é um dos pontos mais reforçados com as turmas do Ateliê. Tem que ter cooperação entre todo mundo, inclusive na hora de dividir os instrumentos, que é um momento em que sempre surgem discussões. “Uma pessoa nunca pratica a capoeira sozinha, não se forma uma roda com uma só pessoa”, ressalta Carioca. “Todo mundo tem que colaborar para a roda ficar bonita.”

O educador dividiu as atividades do ano em cinco etapas, e as crianças estão começando a segunda. Elas já conheceram algumas músicas, movimentos e a história da capoeira. Agora vão usar esses elementos para formar um jogo. Nessa etapa, Carioca ainda vai mostrar quais as condutas que se deve ter na roda de capoeira e aprofundar os cantos e toques. Tudo isso continuará a ser praticado na terceira etapa, que também terá conversas sobre como os comportamentos e aprendizados dentro da roda de capoeira – colaboração, participação, generosidade entre os participantes… – podem ser usados na vida.

Depois das férias, as turmas vão formar rodas de capoeira e ter os primeiros contatos com os instrumentos musicais utilizados: berimbau, atabaque, pandeiro, agogô e reco-reco. A última etapa será focada nos ensaios para a apresentação de final de ano. Carioca conta que as crianças estão bastante envolvidas e empolgadas e que ele mesmo está aprendendo muito com os ateliês!

Publicado em abril 15, 2016, em Ateliê Som e Movimento, Ateliê-Escola, Capoeira e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: