Animações em stop motion estreladas pelas crianças do Ateliê Digital

Neste semestre, os participantes do Ateliê Digital, do Ateliê-Escola, estão atuando não apenas por trás das câmeras: eles são os protagonistas das animações em stop motion! Essa é apenas uma das novidades do Ateliê, que está sendo realizado com 12 turmas nas EMEFs Professor Laerte Ramos de Carvalho, Alferes Tiradentes e Doutor Antônio Carlos de Abreu Sodré e na EE Professora Amélia Moncon Ramponi.

“No ano passado fizemos isso de forma experimental com alguns grupos, e nesse semestre a adesão foi geral”, conta o educador Lucca Cardoso. Cada turma está produzindo um filme de 6 a 7 minutos, com roteiros feitos de forma coletiva. As crianças escreveram histórias com o tema livre – as únicas regras foram que elas deveriam se passar dentro da escola e que os participantes do Ateliê seriam os personagens. Depois, as histórias foram lidas pelo educador e a turma criou um roteiro aproveitando ideias de todo mundo.

Além do roteiro, a meninada já fez aulas práticas, assistiu às animações produzidas no ano passado e a outros filmes em stop motion para se inspirar e tirou as fotografias que irão compor a animação. Agora eles vão começar a gravar as narrações e selecionar os efeitos e a trilha sonora para que Lucca possa fazer a edição final. O educador terá a ajuda do designer digital Raphael Motti, que foi jurado do 2º Festival de Animação do Ateliê Digital, para incrementar alguns vídeos com efeitos de computação gráfica.

Mesmo sem experiência como atores, as crianças estão se saindo muito bem! Lucca explica que o grande desafio é com a fisionomia: como não tem som, as expressões do rosto têm que demonstrar claramente o que o personagem está sentindo. “Eles já entenderam como a atuação em frente a uma câmera de vídeo é diferente da que é feita com uma câmera fotográfica. Está sendo uma experiência bem legal e interessante”, diz o educador. Os professores das turmas também estão bastante envolvidos com as produções!

O Festival de Animação que acontecerá em cada escola no final do semestre terá como jurados outras turmas que não participam do Ateliê. Os filmes serão exibidos em sessões de cinema e os alunos deverão escolher um vencedor. Os autores do filme mais votado receberão medalhas e um troféu.

Anúncios

Publicado em maio 19, 2016, em Ateliê Digital, Ateliê-Escola e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: