Kanban: da gestão de empresas para os ateliês do MP Itapevi

Uma ferramenta de gestão usada por empresas do mundo todo foi parar no Matéria-Prima Itapevi: o kanban. Educadores de todos os ateliês adotaram esse sistema no ano passado para auxiliar no planejamento e na organização das atividades. O kanban faz parte de um conjunto de recursos utilizado nos ateliês para fazer com que as crianças não apenas se foquem no produto final, mas entendam e participem do planejamento de cada etapa desse processo. A habilidade de planejar uma atividade é algo que as crianças poderão utilizar para a vida toda, seja nos estudos, no trabalho ou no dia a dia.

“Kanban” é uma palavra japonesa que significa “cartão”, o que diz muito sobre como a ferramenta funciona. O kanban mais básico é uma tabela com três colunas: “a fazer”, “fazendo” e “feito”. As tarefas que precisam ser feitas são escritas em post-its e mudam de coluna conforme o andamento das atividades. Ou seja, o kanban é uma maneira de se organizar com a ajuda de cartões – ou post-its.

O engenheiro Taiichi Ohno foi quem criou esse método no Japão, na década de 1950, como uma forma de aprimorar o processo de produção da fábrica de automóveis Toyota. Desde então, empresas começaram a utilizar o kanban não só para controlar a produção, mas também como uma ferramenta prática para que toda a equipe consiga acompanhar o passo a passo das tarefas e planejar melhor as atividades. No Matéria-Prima Itapevi, cada educador tem a liberdade de montar o kanban da maneira que preferir, contanto que seja fácil para as crianças compreenderem – afinal, a ferramenta também é para elas.

A educadora Fúlvia Marchezi incluiu mais duas colunas no kanban do Ateliê Arte na Cidade: “checado” e “problemas”. Depois que termina de conferir as atividades realizadas pelos participantes, Fúlvia indica na última coluna problemas que podem ter atrapalhado o andamento da tarefa, como conversas paralelas ou atrasos das crianças. “Eles ficam sinalizados para evitar que aconteçam novamente”, explica. A educadora desenhou a tabela em um papel paraná e escreveu todas as atividades de cada etapa do ateliê em post-its.

Para Fúlvia, a chave do kanban é ser simples e visualmente claro. Por isso, ela recomenda que os post-its contenham poucas palavras escritas em letras grandes e garrafais, apenas para representar o que é a atividade – os detalhes são explicados durante o ateliê. “O legal é chegar na sala, bater o olho e ter uma clareza da trilha, e isso acontece por meio da comunicação visual”, diz. “Ter essa clareza é muito importante, porque muitas vezes o aluno não sabe onde o professor quer que ele chegue.”

O pessoal do Bloco MPI, do Ateliê de Percussão, também utiliza o kanban em quase todos os encontros. A educadora Simone Medeiros confeccionou a tabela em um tecido de cerca de 2 metros e os cartões em papel paraná, que são colados no pano com velcros. São oito cartões, um para cada tópico do planejamento anual do ateliê. “São as crianças que posicionam os cartões, o que faz com que elas automaticamente entendam o que estamos fazendo”, conta. O kanban é consultado com frequência, tanto para a turma se localizar quanto para relembrar os tópicos. Não existe uma ordem cronológica, já que as atividades podem ser feitas simultaneamente.

As educadoras contam que muitas crianças começaram a usar o kanban em outras situações, como para se organizar antes de uma viagem ou se preparar para apresentações. “Os mais novos ainda enxergam o kanban como algo do ateliê, mas a gente percebe que os mais velhos estão usando com autonomia nas coisas do dia a dia”, diz Simone. “É um instrumento muito legal para fazer qualquer tipo de planejamento”, conclui Fúlvia.

Saiba mais:
Guia do Estudante
Endeavor Brasil

Publicado em setembro 23, 2016, em Ateliê Arte na Cidade, Ateliê de Percussão, Matéria-Prima Itapevi e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: