Um espaço para dizer o que se pensa e propor melhorias

No Matéria-Prima Itapevi, consideramos essencial para a formação das crianças que elas aprendam a participar, a questionar tudo aquilo que acontece no projeto. Um dos espaços assegurados para essas discussões, questionamentos e proposições é a assembleia, que é realizada três vezes por ano.

As assembleias acontecem assim: uma semana antes, as crianças são convidadas a preencher uma ficha (que contém uma versão bem simplificada de uma análise SWOT) dizendo o que acham que é mais legal no MP Itapevi, o que não é tão legal e precisa ser melhorado para que fique bom para todos e o que elas podem fazer para melhorar o que não está bom. Essas fichas são preenchidas no horário livre ou em casa, para que elas possam pensar com calma e escrever suas observações e proposições. No dia da assembleia, elas se sentam no pátio, acompanhadas da equipe do MP Itapevi, para expor seus questionamentos e proposições e ouvir o que seus colegas têm a dizer.

Durante a assembleia, os educadores e gestores do projeto também têm a chance de mostrar às crianças como funciona o projeto, as razões pelas quais algumas decisões são tomadas e quais são os esforços necessários para alterar determinados procedimentos. Assim, as crianças têm a chance de compreender melhor o funcionamento do projeto e a avaliar com mais dados e embasamento o que acontece ali e por quê.

Praticar com as crianças esses procedimentos de análise e participação é uma das orientações que funda o modelo de educação adotado pelo Matéria-Prima Itapevi. Criar e manter nas crianças essa disposição crítica é um dos valores mais caros à equipe do projeto.

A 1ª assembleia de 2017 foi realizada no dia 9 de março. A coordenação do projeto apresentou os principais temas abordados na última assembleia de 2016, em novembro, e deu um retorno sobre cada um deles, como os problemas na fila do almoço e as sugestões para acabar com elas que foram acatadas pela coordenação. Dentre os tópicos mais discutidos estiveram o uso indevido dos banheiros (jogar papel dentro do vaso, deixar o chão molhado…) as conversas desnecessárias nos ateliês e o tempero usado na preparação dos alimentos. Além disso, as crianças mais velhas propuseram que as crianças mais novas aprendam a guardar os brinquedos depois de brincarem, para que eles não fiquem jogados pelo projeto. A próxima assembleia deve acontecer em agosto.

Publicado em março 22, 2017, em Matéria-Prima Itapevi e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: